10 formas de amar a si mesmo

Este boletim tem como intuito te ajudar a ver o mundo de forma mais clara, sabendo separar o que importa do que não importa, porém em um nível muito mais profundo.

(Adriano Sugimoto)


Neste momento estou no parque em um dia de sol entre nuvens, tomando um café, enquanto escrevo esse boletim para você. Tenho pensado muito sobre o que faz uma pessoa ter energia e ânimo para viver bem e logo no topo da minha lista vem o “amar a si mesmo”. Mas não o amor egoísta e narcisista, penso no amor como um sentimento leve, alegre e principalmente que nunca gera medo. Se o amor que você sente por alguém ou por si mesmo te faz sentir dor ou medo de alguma forma... bem... não é esse amor que estou falando e sim de algo mais sublimado.

Parque.jpg

Para sair de um campo tão abstrato, que aliás gosto muito, e ir para algo mais prático eu me desafiei a listar para você 10 formas de amar a si mesmo. Aqui estão elas:

1 - Culto ao milagre que é o corpo e não ao padrão de beleza.

Seu corpo tem literalmente TRIlhões de células trabalhando incessantemente por sua vida. Cada uma delas desempenha sua função sem nunca reclamar, inclusive se sacrificando para que você não adoeça, tenha energia, consiga pensar, e tudo mais. Mas, como falamos semana passada, o que está lá o tempo todo acaba não sendo visto. E o que fica (muitas vezes) é a busca desenfreada por um padrão de beleza (quase sempre inatingível) que drena a saúde do corpo e da mente. Seu corpo é a máquina mais incrível que existe no planeta e não deve ficar esquecido ou ser rejeitado do jeito que é.

2 - O poder de pensar

Assim como o corpo, a mente é algo fantástico que até hoje não se sabe bem como funciona. A capacidade que você tem de ler esse boletim, de elaborar pensamentos, de projetar o futuro, de resolver problemas é a capacidade intelectual mais alta do planeta. Toda sabedoria da natureza depurada durante milhões de anos está presente na sua consciência. Não se trata de uma ferramenta ultrapassada, como às vezes, podemos achar quando vemos toda tecnologia ao redor. Mas se trata da ferramenta que criou toda essa tecnologia e ainda é capaz de muito mais. Ao ler esse boletim, um fenômeno altamente complexo e organizado acontece em sua mente, que só o nível mais alto da natureza na Terra é capaz de reproduzir.

3 - A capacidade de se relacionar

Não importa se você conversa com centenas de pessoas por dia ou apenas consigo mesmo, todos temos essa capacidade de conexão incrível responsável pela criação de toda sociedade. Talvez alguns relacionamentos difíceis tenham te feito pensar que relacionamentos não valem a pena e sempre acabam mal. E talvez você até pense que é melhor não ter relacionamentos ou pelo menos manter uma (boa) distância de segurança. Mas pense o seguinte: seja lá o que você valoriza na vida, de alguma forma não seria possível sem um relacionamento. Se retirássemos todo relacionamento mundo restaria um planeta vazio, pois a própria natureza depende de muito relacionamento entre suas criações para que tudo possa existir. Por isso, valorize sua capacidade de se relacionar, independentemente se os resultados sejam ou não os que você espera, sem essa capacidade você seria apenas uma bolha isolada do mundo.

4 - Sinta a energia

Uma vez fui em um evento onde, depois de uma preparação, nós colocávamos as palmas das mãos de frente uma para outra e conseguíamos sentir uma energia formando uma espécie de almofada da qual sentíamos a resistência ao tentar aproximar uma mão da outra. Depois de alguns anos isso se tornou tão óbvio para mim, mas nem tinha parado para refletir no assunto. Todos nós somos, no último nível, energia. E essa energia pode ser manipulada e direcionada de acordo com a mente. Já percebeu como é diferente estar ao lado da pessoa X (pense em quem você quiser) de estar ao lado de Y? Isso é energia! Sinta-se também como uma forma de energia e veja como que tudo que você faz flui para o exterior assim como você capta toda energia do meio externo.

5 - Saiba que você sempre fez o melhor

A culpa é uma das maiores algemas do ser humano. Ela nos faz desejar voltar ao passado para refazê-lo e nos deixa com o sentimento de débito perante a vida. Quando pensamos: eu deveria ter seguido o caminho X e não Y, eu deveria ter falado A e não B etc., estamos revivendo o passado e julgando pelo presente. O que não faz sentido, pois quem fez a ação lá atrás não tinha todas informações e capacidade que a pessoa do presente tem. Filhos são um caso típico dessa situação, quando dizemos que deveríamos ter criado nossos filhos de outra forma, não vemos que lá atrás ainda não tínhamos a consciência que temos hoje e que aquela pessoa (nós mesmos) estávamos fazendo o que parecia ser o melhor, mesmo que hoje possamos ver que não eram escolhas tão boas. Não deixe a culpa te corroer, pois você fez o melhor que podia naquele momento. Agora sua tarefa é melhorar o presente e reparar o que for possível.

6 - Os erros são mais ignorância do que maldade

Tem alguma pessoa que já tentou te ferir ou magoar propositalmente? Qual sentimento você tem por essa pessoa? Raiva? Desprezo? E seu eu te falar que você deveria ter pena? Quando buscamos tirar vantagem de alguém ou de alguma situação, temos uma visão muito limitada da vida, onde ficamos fissurados pelas migalhas e não vemos o pão inteiro logo acima. Um caso atual onde podemos ver essa situação é fila da vacina do coronavírus, inúmeras são as reportagens mostrando que pessoas furaram a fila e receberam o imunizante antes dos grupos prioritários. Vamos analisar... diante de hospitais lotados, pessoas morrendo, e a situação que você está vendo, qual é o melhor uso de uma vacina? Para alguém saudável que apenas quer se proteger ainda mais ou para alguém do grupo de risco que tem uma chance muito maior de precisar de um leito de hospital? Quem fura a fila tira a possibilidade de alguém no grupo de risco se vacinar, o que leva o estado de emergência permanecer alto, pois os hospitais continuam lotados, e ele mesmo vai continuar com todas as restrições impostas pelo governo, estando vacinado ou não. Percebe que essa pessoa age de forma egoísta, mas faz mal a si mesmo. Por isso te digo que é muito mais ignorância do que maldade, pois se ele quisesse mesmo que tudo voltasse ao normal mais rapidamente, ele mesmo iria incentivar a correta aplicação da vacina. Espero que você consiga estender essa analogia para toda situação em que alguém aparentemente queria seu mal de alguma forma.

7 - Você não é dono de ninguém

Colocamos muito peso em nossas costas que não é nosso. Seja a futura profissão dos filhos, a felicidade do cônjuge, as condições de vida de alguém ou a fome mundial. Devemos ter em mente uma separação clara entre o que é ajudar e o que é determinar a vida do outro. Compreender o que se passa com as pessoas é fundamental para o crescimento de todos, mas isso não deve sobrepor a individualidade do ser humano, até porque torna-se uma questão de viver pelo outro, tirando a capacidade de escolhas que todos temos direito. Por isso, para amar a si mesmo é preciso saber que você não é dono de ninguém, assim como ninguém é seu dono! Todos temos nossas responsabilidades individuais e interagimos entre nós para evoluir. Se você se preocupa com alguém, busque ajudar da forma que for possível, mas saiba que o resultado final depende dela mesma. Analogamente, não coloque sua vida nas mãos de ninguém tirando sua própria responsabilidade de tomar decisões e de viver.

8 - Você já tem todo amor do mundo

O mundo foi criado para você, caso você não tenha percebido ainda! Como assim? O objetivo de toda espécie da Terra é procriar, ou seja, perpetuar sua espécie criando uma geração mais evoluída que a anterior. Assim foram criadas todas as formas de vida no mundo, cada uma levemente superior a anterior. E você está na ponta dessa enorme cadeia! Ou seja, você é o ser mais perfeito até o momento sendo o produto de toda dedicação de seus antepassados de milhões de anos, e de quem você tem uma fonte infinita de amor, mesmo que não consiga perceber. O simples fato de estar aqui na Terra significa que muito amor e dedicação foram colocados na sua existência para que ela pudesse se realizar.

9 - Você ainda vai errar muito e isso não é problema

O medo de tomar decisões erradas nos persegue constantemente e é um dos maiores inimigos do nosso amor-próprio. Essa rejeição das falhas que temos nos faz ficar sempre preocupados com qualquer possível erro que possamos imaginar no futuro, muitas vezes paralisando a vida em nome de evitar um erro. O que quero te dizer nesse tópico é o seguinte: VOCÊ VAI ERRAR! E quanto mais aprender na vida mais terá capacidade de perceber o que está errado e o que está certo. Tenho certeza de que anos atrás você fazia coisas que hoje já não acha muito adequado, não é verdade? Daqui a 10 anos você vai olhar para trás e ver quantos erros está cometendo nesse exato momento e... está tudo bem! A vida é assim mesmo!

10 - Tudo passa

A beleza do mundo é a permanente mudança! Como dizia Renato Russo: Toda dor vem do desejo de não sentirmos dor. Adoro essa frase por ela representa que o drama da vida não é o fato em si, mas a projeção que fazemos dele. Temos medo de sermos rejeitamos, de não sermos o suficiente, de mudar de emprego, de terminar um relacionamento etc. Perceba que tudo é relacionado com mudanças e a incerteza do por vir. E por desejar não sentir dor no futuro, nossa reação mais comum é se opor a mudança, por parecer mais seguro. Aqui eu quero te contar um segredo: As coisas não só vão mudar, como essa mudança também terá duração limitada e outras virão! Ou seja, para onde vamos ainda não será o destino final. Inclusive porque o destino final não existe. Tudo é parte de um processo que muda incessantemente.


Minha nota:

Tenho estudado no mestrado Psicologia biológica e é interessante ver como muito do que fazemos tem raízes em nossa formação física, porém somos animais capazes de dominar nossos próprios instintos e agir com razão e/ou emoção em um sentido altamente elaborado. Por isso queria te perguntar: Você tenta utilizar sua capacidade de ser humano ou apenas deixa-se levar pelos instintos?


Quer entrar para minha lista e receber o boletim #CONSCIÊNCIA no seu email assim que sair? Inscreva-se em: adrianosugimoto.com.br é de graça!

Muito obrigado.

Um forte abraço.

E tchau!

Anterior
Anterior

A Banalização do Mal

Próximo
Próximo

Está nevando lá fora!