Assine o boletim #CONSCIÊNCIA.

Inscreva-se para recebê-lo diretamente em seu e-mail.

Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Motivação Interna

Uma das coisas que eu acho mais interessante no ser humano é a razão pelas quais fazemos o que fazemos. Algumas atividades são feitas porque queremos obter algo específico, como dinheiro ou reconhecimento, outras são feitas puramente por prazer; em outras ocasiões ainda, fazemos sem nem saber se há realmente um motivo que faça sentido. Além disso, você já deve ter tido a experiência de se esforçar muito para algo e conseguir.

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

5 perguntas para lidar com Ansiedade e Estresse

Você vive uma vida estressante? A ansiedade te persegue em todo lugar? Já se perguntou por que isso acontece? Neste boletim falaremos sobre como amenizar os efeitos de uma vida estressante através que perguntas que podemos fazer a nós mesmos. Se você se sente estressado no dia a dia, saiba que você não está sozinho. Recentemente vi uma pesquisa apontando que 70% dos brasileiros sofrem os efeitos do estresse.

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

O maior aliado ou o pior dos inimigos

O que diferencia um ser humano dos outros animais? Bem... todos nós somos animais, mas o ser humano tem algumas capacidades a mais que um elefante, um cachorro ou um macaco. Pessoas podem gerar pensamentos complexos, serem criativos, criar grandes sociedades, contar histórias, imaginar situações e muito mais. Toda essa capacidade dá ao ser humano possibilidades praticamente ilimitadas, porém…

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Medo e desejo

Já teve medo do que iriam achar de você? Já teve medo de ir mal em uma prova? Já teve medo de mudar de emprego? Se olharmos de perto para essas situações e para muitas outras em nossa vida, poderemos encontrar um ponto em comum... em todas elas existe um desejo de ser bem-sucedido de alguma forma. O desejo de causar uma boa impressão em um grupo de pessoas também me faz ter medo de não conseguir me relacionar bem…

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Quantos caminhos são possíveis na vida?

Você já se perguntou qual é o melhor caminho a ser seguido na sua vida? Você teve a impressão de que era preciso achar exatamente aquilo que te faltava? E conseguiu achar? Talvez você tenha percebido que faz alguns meses que não envio nenhum e-mail. Isso aconteceu porque estou me dedicando a algumas outras áreas da minha vida e resolvi parar momentaneamente certas atividades. Sobre essa flexibilidade e caminhos possíveis…

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Até onde devo cuidar de mim?

Provavelmente você já ouviu pessoas dizendo que devemos cuidar de nós mesmos antes de ajudar aos outros. Muitas vezes fazendo a seguinte analogia: é como em uma emergência no avião, é preciso colocar a própria máscara antes de ajudar aos outros. Você concorda com isso? Mas te pergunto: até onde devemos cuidar de nós mesmo e quando deveríamos cuidar dos outros? É exatamente isso que discutiremos no boletim de hoje.

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Desejos para 2022

A terceira semana do primeiro mês do ano está se iniciando. E eu venho aqui (alguns diriam que estou atrasado) para te desejar um Feliz 2022! Porém, muito mais do que feliz, quero compartilhar o que desejo para mim mesmo e que estendo meus votos a você também. Algo maravilhoso sobre o ano novo é a renovação de intencionalidade. Muitos estudos já até bem antigos demonstram que, por exemplo…

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

A vida muda num instante

Comecei a semana planejando o que iria fazer para os próximos três anos ou mais, e terminei a semana com planos completamente diferentes para uns 10 anos. Na última terça-feira fiz uma entrevista para fazer um treinamento em uma universidade que me qualificaria como um profissional que cuida de pessoas com depressão e ansiedade. No dia seguinte, quarta-feira, fiquei sabendo que tinha ido bem na entrevista, porém…

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

A hora da morte

Poucas pessoas na Terra estão de fato preparadas para o momento em que não estarão mais fisicamente presentes. Na semana passada, o Brasil parou para se despedir de Marília Mendonça, diante de uma repentina fatalidade aos 26 anos. A morte assusta a todos, principalmente quando é de alguém tão jovem que ainda tinha muito pela frente. Seja você um fã de música sertaneja ou não, é inegável o impacto que ela teve em diversos sentidos.

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Casamento

Dia 31 de outubro foi o dia em que eu e a Michelle fizemos 7 anos de casados. Aproveitando esta data, quero compartilhar com você alguns pontos que podem ser muito úteis para você refletir sobre sua vida e seus relacionamentos. Estava conversando com uma pessoa que me falou que procurava alguém do mesmo “nível” e que já tinha ficado noivo duas vezes, mas nunca tinha achado alguém que amasse de verdade. O que você acha disso?

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Abraço

Eu estou mergulhado em uma cultura muito diferente da brasileira. Onde a maioria das pessoas não chega realmente a se tocar, e quando se tocam, dificilmente é algo a mais que um aperto de mãos rápido. E é muito visível que as pessoas estão clamando por dentro para interagir umas com as outras, poderem ser mais espontâneas, mais alegres, porém existe uma barreira social invisível que faz com que cada pessoa se contenha.

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Pensamento repetido

Cada ser humano na Terra treinou muito para ser quem é! Ninguém nasce da forma que é, mas sim vai adquirindo forma ao longo da vida. Alguém que toca bem um instrumento musical, deve isso a muitas horas de treinamento. Quem escreve bem é porque já escreveu muito antes. Porém, não são somente as atividades valorizadas que se constroem através de repetição, mas sim TUDO. Alguém que reclama, não acorda um dia e começa a reclamar de tudo, mas sim cria esse padrão através de muita repetição.

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Por onde começa a compreensão?

É possível alguém ser compreendido antes de compreender o outro? O livro que estou lendo no momento é a Pedagogia da Esperança de Paulo Freire. Nele, Paulo relata um momento em que preparou uma palestra nos mínimos detalhes para convencer os pais de alunos a não utilizarem os pesados castigos de antigamente, como ajoelhar sobre o milho ou amarrar a criança a uma árvore. A palestra correu bem, até que um senhor pediu a palavra e fez Paulo...

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

A melhor ferramenta para uma mente conturbada

Podemos observar dois fenômenos muito importantes que acontecem com todos nós em cada instante desde o nosso nascimento. Um deles acontece sem nenhum controle nosso, já o outro podemos controlá-lo, mas na maioria das vezes nem o percebemos. O primeiro deles é o bater do coração! Que em um único dia pulsa cerca de 100 mil vezes; em um ano bate umas 36 milhões de vezes. Já parou para pensar em quando trabalho ele faz por você?

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Meu amigo ou meu inimigo?

Essa foi minha primeira semana de aulas presenciais na faculdade depois de 10 anos da minha primeira graduação, e em especial, primeira aula após o início da pandemia. Nos primeiros momentos do contato de um grupo que ainda não se conhece, podemos observar pontos muito interessantes com grande valia para refletirmos sobre como lidamos com nossos relacionamentos. Neste boletim quero explorar um pouco com se dá o primeiro contato com…

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Um novo olhar para comunicação

Algum dia na sua vida você já se expressou de uma forma contrária ao que você realmente queria dizer? Mesmo sendo algo que o ser humano faz todos os dias, a comunicação continua sendo uma grande dificuldade para praticamente todos, que ao invés de resolver problemas, acaba gerando arrependimento, ofensas, desconfiança, desmotivação etc. A prática não deveria levar a perfeição? O simples comunicar não deveria aperfeiçoar-se naturalmente ao longo deste treinamento diário?

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Insegurança dos seguros

Basta um surfar de cinco minutos nas redes sociais que veremos muitas pessoas confiantes e seguras de suas opiniões, professando todo tipo de pensamento possível de se imaginar. São políticos, religiosos, especialistas em saúde, profissionais de beleza, gurus do mercado financeiro, empresários de sucesso, monges, coaches, veganos, criando uma lista quase que interminável. Qualquer pessoa “comum” que olhe para esses personagens tende a se sentir deslocado e intimidado…

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Quem é o responsável pelo que sinto?

Mais uma semana está começando e nela você irá sentir muitas emoções diferentes. Talvez ansiedade, um pouco de medo, espero que um bocado de alegria, quem sabe uma agitação, ou qualquer outra coisa. E para cada emoção é muito provável que você atribua algo que aconteceu, o que alguém te disse, ou até o que não aconteceu. Neste boletim, quero te ajudar a ver o que se passa dentro de você por um outro prisma.

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Seria eu vários dentro de um só?

Uma das minhas atividades favoritas é pensar na vida. Por mais estranho que isso pareça e por mais que quanto mais eu pense, mais perdido eu fique, com o passar dos anos uma nova dimensão de conhecimento – ou talvez, sabedoria – se cria e o sentido de tudo no mundo começa a mudar. Nas últimas semanas, de férias, foi o que mais fiz e aqui te trago algumas reflexões que estão me ajudando a ser cada vez mais eu mesmo.

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

A relação entre prazer, dever e expectativa

Uma das ideias que vemos muito nas redes sociais é o incentivo de trabalhar com o que se gosta... pois assim você nunca vai precisar trabalhar. Já ouviu isso? Falaremos sobre isso hoje. Ontem estava assistindo com a Michelle a série do Netflix Atypical – história de um menino no espectro do autismo que vai para a faculdade - [alerta de spoiler] e no episódio que vi ontem uma das personagens…

Leia mais