10 dicas para resolver conflitos

Este boletim tem como intuito te ajudar a ver o mundo da forma mais clara, sabendo separar o que importa do que não importa, porém em um nível muito mais profundo.

(Adriano Sugimoto)


Neste boletim tive vontade trazer algo mais prático para sua vida. E nada mais útil e direto do que uma ajuda para lidar com conflitos. Todos nós temos conflitos, sejam eles pequenos ou grandes, sempre existe uma peça fora do lugar que causa um certo atrito entre as pessoas. E esse desentendimento é justamente a principal oportunidade resolver problemas.

Para que seja mais eficiente, eu gostaria que você pensasse em algum momento específico onde aconteceu um conflito com o qual você não soube lidar muito bem. Com ele em mente será mais fácil criar uma estratégia para você ter mais capacidade de lidar com a situação na próxima vez. Vamos lá?

1 – Conheça suas necessidades

Tenho certeza de que você tem muitas necessidades, como atenção, segurança, reconhecimento, dinheiro etc. Porém poucos de nós sabe exatamente do que precisa, e o conflito vem muitas vezes do desejo inconsciente de obter algo, mesmo que não percebamos isso. Por exemplo, eu posso gritar com alguém porque inconscientemente quero ter atenção daquela pessoa, mas não porque eu realmente queria gritar.

2 – Lembre-se que o outro também tem necessidades

Quando alguém te ofender, saiba que na maioria das vezes você não tem nada a ver com a situação. Seu papel foi apenas o de estar passando por perto naquele momento. Quem está em um mau dia tende a ser muito mais agressivo e brigão, não é verdade? Então porque você tem que achar que essa ofensa é legítima para você? Provavelmente o outro está apenas tentando suprir alguma necessidade através de ofender você (Mesmo que isso não faça nenhum sentido e acabe piorando a situação).

3 – Julgue o comportamento e não a pessoa

Já chamou alguém de desajeitado, desatento, incapaz, sempre atrasado etc.? Isso acontece porque nós vemos o comportamento de alguém e ligamos diretamente a ação com a pessoa. Como se quando alguém faz algo errado, sempre fará errado, sem nenhum direito a aprender um novo caminho. Ao olhar para seu “inimigo” você já sente um embrulho no estômago? Isso é porque você está condenado a pessoa e não suas ações, assim, qualquer coisa que vier daquela pessoa será condenada por você. Consegue ver como não faz sentido?

4 – Aprenda a escutar

Nós estamos na era da informação e nunca vimos tanta gente querendo falar... e tão poucos querendo escutar. Na maioria dos casos nos achamos excelentes ouvintes, mas será isso verdade mesmo? Preste atenção em sua próxima conversa e veja quanto tempo você presta atenção no que está sendo dito antes de começar a pensar no que você irá falar em seguida ou se perder nos seus próprios pensamentos, parando de escutar o que o outro tem a dizer. Escutar parece tão simples, mas não é. Porém é uma ferramenta poderosa que por si só já resolve a maioria dos conflitos.

5 – Busque pontos em comum

Pense em alguém que você não gosta! E agora faça uma lista das diferenças entre você e ele ou ela. Fácil, não é? Agora faça uma lista dos pontos em comum? Fica mais difícil, certo? Quando estamos envolvidos em um conflito iremos buscar ao máximo as diferenças que temos para validar nosso ponto de vista e criticar o do outro. Inclusive usamos coisas absurdas como o lugar onde a pessoa mora, a roupa que ela usa, o time que torce, a comida que come etc. Por isso em um conflito sempre traga pontos em comum com a outra pessoa para você balancear a relação e resolver o conflito de forma um pouco mais harmoniosa.

6 – Saiba fazer um pedido corretamente

Um efeito muito observado na programação neurolinguística é a leitura mental. Só pra deixar claro, não é ler de verdade e sim achar que lemos a mente do outro e o outro pode ler a nossa. Como se com 3 palavras eu já pudesse dar todas as instruções necessárias para que tudo fosse feito da melhor maneira possível. Isso é muito claro em relacionamentos, onde uma pessoa diz algo muito sutil para outra, mas espera um resultado muito específico. No meu relacionamento com a Michelle aprendi muito sobre isso nos primeiros anos.

7 - Observe o seu desequilíbrio e o do outro

Durante o desentendimento as pessoas ficam muito diferentes, quem era calmo fica agressivo, quem fala muito fica calado, quem esta sempre alegre já não sorri mais. Nessa situação você acha que alguém tem capacidade de tomar decisões definitivas. Muitas vezes ouvimos: Nunca mais volto aqui! Ou nunca mais fale comigo! Por que no conflito queremos decidir coisas para vida toda? Já se perguntou? Porque isso nos dá um pouco da sensação de controle de volta, além de ofender o outro, dando uma sensação de retribuição ao dano causado. Mas adivinha.... não funciona! Por isso é importante perceber quando os ânimos estão alterados e buscar não tomar decisões nesse momento e ver que o outro também está agindo dessa forma por estar alterado.

8 – Aprenda com o conflito

Quando o conflito é bom? Quando aprendemos com ele! Cada conflito nos mostra que existe algo a ser melhorado na relação e podemos através dele nos conhecer melhor e conhecer os outros. Sabendo o que se passa, nós podemos mudar a forma de interagir com as pessoas, o jeito que fazemos as coisas e muito mais. O que nos levará ao verdadeiro crescimento como ser humano. Busque nunca dizer que você é assim mesmo e pronto. Se você nunca fosse mudar nada, sua vida aqui na Terra não teria nenhum sentido. Por isso aprenda com cada conflito, pois ele trás exatamente o que você precisa aprender.

9 – Saia dos padrões

Já brigou muitas vezes pela mesma coisa? Sempre que algo acontece você fica daquele jeito! De novo, de novo e de novo! Isso significa que você não aprendeu ou se aprendeu não colocou em prática. Grande parte do que vivemos todos os dias se repete continuamente, uma parte é boa e outra é ruim, devemos manter a boa e mudar as ruins, certo? Por isso te convido a quebrar os padrões. Quando um conflito acontecer, faça tudo menos o que você fez da última vez (caso o resultado não tenha sido bom). Assim você vai aprender novas habilidades e conseguirá quebrar o padrão de conflito que você vem seguindo.

10 – Dê o direito

Para terminar, algo básico que todos esquecemos. Ninguém precisa concordar com você para que você tenha sua opinião, assim como você não precisa concordar com o pensamento de outras pessoas. E isso não significa que deva haver um conflito! Dê a permissão para você pensar diferente e as outras pessoas também! Quando tiramos esse peso das costas de querer aceitação dos outros e impor nosso ponto de vista, o mundo fica muito mais leve pois aceitamos que cada ser humano tem o direito de pensar da forma que achar melhor.

Obs: obviamente isso não inclui aceitar agressões e abusos, ok!?


Minha nota:

Semana passada fiz um vídeo lá no YouTube sobre como não ficar magoado com ofensas. Acredito que pode ser muito útil para você. Clique aqui para ver


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Muito obrigado.

Um forte abraço.

E tchau!

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